A quem confiar grandes investimentos?

     A quem confiar grandes investimentos?


Há muito produto ruim no mercado, diz o CIO da Care Multi-Family Office, Conrado Lima





"Você confiaria seu patrimônio a alguém que nunca colocou a própria pele em risco?" O questionamento do CIO da Care Multi-Family Office - empresa que atende grandes investidores, com sede em São Paulo - Conrado Lima, tem razão de ser. Afinal, no mercado financeiro, a regra é clara: ou o investidor cai na conversa de quem oferece produto ruim, ou aprende a investir com independência e estratégia de verdade.


Conrado fala com conhecimento de causa. Há anos administrando grandes patrimônios, inclusive com parceria no exterior, o empresário usa da sua expertise para blindar seus clientes. "Eu vivi o mercado real. Passei anos nas mesas de derivativos do BTG, depois no Citi, e mais tarde liderei a mesa proprietária do Banco ABC Brasil. Todos os dias eram decisões em segundos, posições bilionárias, risco de perder ou ganhar milhões em uma única operação. Foi nesse ambiente que aprendi, errando, acertando e vivendo pressão de verdade", afirma.


O CIO da Care MFO diz ficar incomodado atualmente com aqueles que nunca enfrentaram risco real, mas usam uma narrativa polarizada para vender cursos, palestras ou produtos ruins. "Pessoas que transformam política em espetáculo, prometem fórmulas mágicas e capturam audiência pelo barulho, não pelo resultado. Essa polarização barata é tóxica, não protege patrimônio", diz Conrado. "No fim, quem paga a conta é sempre o investidor que acreditou no discurso".


O empresário acrescenta que o sistema tradicional continua empurrando soluções conflitadas, vendendo produtos que remuneram mais a instituição do que o próprio cliente. "Não há problema em cobrar comissão. O problema é quando a transformação prometida vira prejuízo certo. Isso destrói valor, trava o crescimento e mantém o cliente sempre em desvantagem".


Entre os detentores de grandes patrimônios, há a consciência de que o setor exige lidar com estratégia, risco e responsabilidade. Afinal, quem já arriscou milhões sabe que narrativa não paga resultado. O que protege e faz crescer o patrimônio é independência, clareza e consistência de processo a quem foi confiada a tarefa de melhor performance.


"É isso que eu defendo, para quem não quer cair em truques dos que fazem do palco político um lugar de vendas. Porque no fim, a regra é clara: ou você segue quem polariza para ganhar 'likes', ou aprende a investir com quem coloca o cliente no centro da estratégia", finaliza Conrado Lima.





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Conrado Lima é CIO da Care Multi-Family Office, com sede em São Paulo

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